04/10/2019 16h09 - Atualizado em 04/10/2019 16h16

Lançada a versão beta do GEOBASES 2.0

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que é a Secretaria Executiva do GEOBASES, apresentou na tarde desta quarta-feira, 02 de outubro (confira a APRESENTAÇÃO), as novas funcionalidades do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases). A versão 2.0 da ferramenta tem interface dinâmica e intuitiva, e consolida o Geobases como uma importante ferramenta de integração de dados geoespaciais e transparência ativa no Estado.

O Geobases 2.0 está disponível no endereço ide.geobases.es.gov.br ou no link de acesso rápido, no site do Geobases (www.geobases.es.gov.br). Com a nova versão, os usuários ganham mais autonomia para downloads de dados georreferenciados atuais, disponíveis em vários formatos, além de uploads de suas próprias camadas.

Também é possível personalizar a apresentação das informações por meio de filtros, consultar e baixar metadados, criar seus próprios mapas, definir estilos e permissões e linkar documentos com um ou mais mapas ou camadas. A página conta ainda com vídeos tutoriais sobre o uso das funcionalidades.

O cadastro de usuários é feito via Acesso Cidadão (www.acessocidadao.es.gov.br), permitindo que sistemas diversos do Governo possam se integrar à ferramenta e que órgãos distintos troquem informações on-line, garantindo maior eficiência e eficácia na prestação dos serviços públicos.

"O Geobases foi criado em 1999 com a missão de ser o lugar onde todas as bases georreferenciadas do Estado iriam convergir. Nós estamos dando um passo muito significativo para a concretização desse propósito original. O novo sistema é compatível e tem interface com o celular, tem um efeito prático muito grande e vai dar uma eficácia muito maior para os usuários que querem ou precisam acessar as informações, seja com base na Lei de Acesso à Informação, seja por outras razões", explicou o diretor-presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, parabenizou o Instituto pela ação e destacou que a nova versão do Geobases vai melhorar a experiência para os cidadãos que buscam informações sobre as ações do Governo do Estado por meio da utilização das ferramentas de transparência ativa e passiva.

"O Geobases cumpre esse desafio de horizontalizar a transparência entre todos os órgãos do Governo. É um passo importante para fazer do Estado referência não só na publicação de dados públicos, mas no passo além, que é fazer com que essas informações sejam úteis para a população", observou o secretário.

A apresentação das novas funcionalidades da ferramenta foi feita pelo coordenador técnico do Geobases, Giuliano Grigolin. "Tão importante quanto ter os dados é garantir que as pessoas tenham acesso a eles. O usuário agora passa a ter autonomia. Antes era necessário enviar as informações para que a equipe do Geobases fizesse os uploads. Esse é um sistema social. Ao subir uma camada, o usuário pode compartilhar esta informação nas redes sociais, classificar e publicar comentários nas informações disponibilizadas por outros usuários ou interagir via mensagens, o que permite a colaboração mútua entre os usuários do sistema”, pontuou.

Em maio deste ano, a Secretaria Executiva do Geobases, que estava sediada no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi transferida para o IJSN. "O objetivo é trabalhar de forma integrada com as bases de dados do Instituto Jones, que é o maior depositório de informações qualificadas do Estado, seja para o Governo do Estado, prefeituras ou iniciativa privada", ressaltou Luiz Paulo.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, também lembrou "do importante papel de articulação, concentração e de produção de conhecimento que o Instituto Jones tem". Para o secretário, "o Geobases vem para o IJSN nesta perspectiva de integração e cooperação, e agora ganha a versão 2.0. É uma ferramenta que certamente terá um papel importante na elaboração e revisão de políticas públicas", avaliou.

O coordenador de Geoespacialização do IJSN, Pablo Jabor, contou o histórico do Geobases e destacou a parceria com o Incaper e com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) no desenvolvimento da nova versão, além das cerca de 130 unidades locais. "O Geobases é mais que um repositório de dados, é uma ferramenta de integração. É o Governo do Estado, outros poderes e a iniciativa privada trabalhando juntos no desenvolvimento de uma tecnologia de integração de dados geoespaciais".

Ele também lembrou da parceria histórica do IJSN com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste contexto, o evento de lançamento contou ainda com a palestra "Informações espaciais organizadas: importância para o Censo Demográfico", do analista de geoprocessamento e supervisor da bate territorial do IBGE-ES, Fernando Jakes Teubner Júnior.

Fernando falou sobre o trabalho do IBGE no Espírito Santo na identificação e acompanhamento de estruturas territoriais e atualização da malha de setores censitários - que serve de referência para as pesquisas geográficas e estatísticas do IBGE e para a produção de dados confiáveis –, além do uso de informações espaciais no planejamento censitário.

Sobre o Geobases 2.0, Fernando Júnior elogiou o desenvolvimento da nova versão: "Como membro e usuário só tenho que agradecer e parabenizar pela ferramenta".

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Secont
Cintia Bento Alves
(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695
cintia.alves@secont.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

 

Fotos: Assessoria de Comunicação/IJSN

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo