Como carregar um documento?

<< Tutoriais para uso da IDE

Através da IDE do GEOBASES é possível comparlhar relatórios, notas conceituais, pôsteres, planilhas etc. Uma grande variedade de arquivos de documentos pode ser hospedada na plataforma, incluindo arquivos de texto (.doc, .docx, .txt, .odt), planilhas (.xls, .xlsx, .ods), apresentações (.ppt, .pptx, .odp), imagens (.gif, .jpg, .png, .f, .ff), PDF, arquivos zip (.rar, .zip, .gz ), Arquivos SLD, XML ou QML.

Somente usuários autenticados podem fazer o carregamento de dados na IDE do GEOBASES. Para fazer o login na IDE, consulte o tutorial "Como efetuar login?".

Após realizar o login no Acesso Cidadão e entrar na IDE do GEOBASES, clique no botão "Dados", e em seguida "Fazer upload do documento". 

Na tela seguinte, há 2 opções para a seleção do arquivo a ser carregado:

  1. Pelo botão "Escolher arquivo" para navegar em seu computador até o documento desejado;
  2. Copiando um link de um recurso externo na internet no campo "URL".

Configurada a fonte do dado, é possivel vinculá-lo a alguma camada ou algum mapa disponível na IDE, conforme mostrado na figura a seguir. Para isso, basta digitar o nome ou parte do nome de uma camada ou mapa, ou mais de um, e selecioná-lo(s) na caixa de seleção "Vincular a:".

À direita na página é possível configurar as permissões para o documento a ser carregado. 

Configurados a fonte do documento, o vínculo a alguma camada ou mapa e definidas as permissões, resta clicar no botão "Carregar".

Como ocorre com o carregamento de camadas, para a publicação do documento é necessário que os metadados estejam preenchidos corretamente. Clique no botão "Editar documento" e em seguida clique no botão "Wizard", para o preenchimento dos metadados. Em caso de dúvidas, consulte o tutorial Como preencher os metadados?.

Tópicos:
IDE, tutoriais
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo