Como acessar os serviços WMS e WFS?

<< Tutoriais para uso da IDE

Criado em 1994, o Open Geospatial Consortium (OGC) é "um consórcio de especialistas comprometidos em melhorar o acesso a informações geoespaciais ou de localização", conforme definição em sua página na internet. Representa mais de 530 empresas, agências governamentais, organizações de pesquisa e universidades, que trabalham na criação de especificações de interfaces e padrões para intercâmbio de dados geoespaciais e de localização, buscando torná-los "FAIR – Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable" (Localizáveis, Acessíveis, Interoperáveis ​​e Reutilizáveis).

Com a finalidade de garantir a interoperabilidade independentemente da plataforma utilizada, o OGC definiu padrões de serviços WEB para os recursos geoespaciais. Dentre esses padrões, o GEOBASES disponibiliza os seguintes:

  • Web Map Services (WMS): Serviço para geração de mapas, composto por uma representação visual e não pelos dados em si. Os dados espaciais são apresentados através de arquivos de imagem, nos formatos PNG, GIF, JPG, Scalable Vector Graphics (SVG), dentre outros;
  • Web Feature Service (WFS): Serviço capaz de recuperar feições espaciais vetoriais (pontos, linhas, polígonos) e também os atributos tabulares vinculados a essas feições. Especifica operações de descoberta, de consulta, bloqueio, transação e operações para gerenciar expressões de consulta parametrizadas e armazenadas.

Ambos são serviços online que a partir de softwares de geoprocessamento permitem a solicitação de acesso a servidores de mapas via URL (link). A maior diferença entre os dois serviços é a maior interatividade proporcionada pelo WFS, visto que o WMS gera apenas um arquivo de visualização (imagem).

Assim, além da possibilidade de download e criação de mapas online em seus navegadores geográficos, a IDE do GEOBASES oferece os serviços WFS e WMS de todas as camadas para que seus usuários possam acessar esses dados através de um SIG (QGIS, ArcGIS, Kosmo, gvSIG, etc). Neste tutorial, será mostrado como acessar esses webservices atraves do SIG QGIS.

WMS - WFS via QGIS

A versão do QGIS usada aqui é a 3.22.xx (Białowieża), mas o procedimento é similar para versões anteriores.

Para copiar as URLs (links) desses serviços, basta clicar nos ícones correspondentes na página inicial da IDE do GEOBASES, conforme figura abaixo; uma mensagem será mostrada informando que a cópia foi bem sucedida.

Os links para os webservices são os seguintes:

WMS:

https://ide.geobases.es.gov.br/geoserver/ows?service=wms&version=1.3.0&request=GetCapabilities

WFS

https://ide.geobases.es.gov.br/geoserver/ows?service=wfs&version=1.1.0&request=GetCapabilities

No QGIS, clique no ícone da ferramenta 'Open Data Source Manager', no canto superior esquerdo da área de trabalho, ou pressione simultaneamente as teclas de atalho Ctrl+L. Selecione "WMS/WMTS" ou "WFS/OGC API - Features" no painel lateral esquerdo, e em seguida clique no botão "Novo" (ou "New"). 

No campo "Nome" (ou "Name") dê um título de sua escolha e no campo "URL" cole o link copiado na página inicial da IDE do GEOBASES. Clique no botão "OK".

De volta à caixa de ferramentas anterior, clique em "Conectar" (ou "Connect"). Após alguns instantes, a lista com as camadas da IDE do GEOBASES aparecerá. Selecione a camada desejada e clique no botão "Adicionar" (ou "Add"). Para adicionar mais de uma camada, repita essa operação uma a uma (ou seja, seleciona uma camada e clique em "Adicionar"; seleciona outra camada e clique em "Adicionar";...).

DICA:

1- Na caixa de ferramentas "Data Source Manager" encontra-se um campo no canto superior direito para pesquisa por nome de camada. Ao digitar parte do nome da camada desejada, uma lista com todas as camadas que têm a sequência de caracteres digitado em seu nome, título ou resumo será mostrada.

2- Ainda na caixa de ferramentas "Data Source Manager", ao clicar no "Nome" (ou "Name") ou "Título" (ou "Title"), as camadas serão ordenadas por ordem alfabética crescente. Ao clicar novamente, a ordem será invertida (decrescente).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo