As camadas vetoriais do GEOBASES podem também ser acessadas através do serviço WEB ArcGIS REST.
O procedimento para o acesso no QGIS é o mesmo dos serviços WMS e WFS, como veremos a seguir.
Duas das principais vantagens do serviço ArcGIS REST são:
- Através dele é possível acessar tanto o serviço de feições (vetores) quanto o de imagens (raster);
- O serviço de feições (vetores) traz a simbologia, inclusive com suporte a rótulos.
ArcGIS REST via QGIS
Para copiar a URL (link) desse serviço, basta clicar no ícone correspondente na página inicial da IDE do GEOBASES, conforme figura abaixo; uma mensagem será mostrada informando que a cópia foi bem sucedida.


O link para o serviço ArcGIS REST é o seguinte:
https://gis.geobases.es.gov.br/server/rest/services/gb
No QGIS, clique no ícone da ferramenta 'Gerenciador de fontes de dados livres', no canto superior esquerdo da área de trabalho, ou pressione simultaneamente as teclas de atalho Ctrl+L. Selecione "ArcGIS REST Server" no painel lateral esquerdo, e em seguida clique no botão "Novo" (ou "New").

No campo "Nome" (ou "Name") dê um título de sua escolha e no campo "URL" cole o link copiado na página inicial da IDE do GEOBASES. Clique no botão "OK".

De volta à caixa de ferramentas anterior, clique em "Conectar" (ou "Connect"). Após alguns instantes, a lista com as camadas aparecerá. Selecione a camada desejada e clique no botão "Adicionar" (ou "Add"). Para adicionar mais de uma camada, repita essa operação uma a uma (ou seja, seleciona uma camada e clique em "Adicionar"; seleciona outra camada e clique em "Adicionar";...).


DICA:
1- Na caixa de ferramentas "Data Source Manager" encontra-se um campo no canto superior direito para pesquisa por nome de camada. Ao digitar parte do nome da camada desejada, uma lista com todas as camadas que têm a sequência de caracteres digitado em seu nome, título ou resumo será mostrada.

2- Ainda na caixa de ferramentas "Data Source Manager", ao clicar no "Nome" (ou "Name") ou "Título" (ou "Title"), as camadas serão ordenadas por ordem alfabética crescente. Ao clicar novamente, a ordem será invertida (decrescente).
