Novo GEOBASES 3.0 terá novos Termos de Uso

As camadas ou mapas sem metadados cadastrados, e/ou em duplicidade, serão excluídos da plataforma a partir de 14 de fevereiro.

O período de testes da versão beta do GEOBASES 2.0 está terminando, e em breve será publicada a versão 3.0 com novas ferramentas.

Após quase 2 anos de funcionamento, foram coletadas informações de uso e desempenho que orientaram a implantação da nova versão e demandaram adaptações na forma como o GEOBASES vem recebendo e publicando os dados geoespaciais carregados pelos usuários.

As mudanças refletem a necessidade de se manter uma infraestrutura de dados espaciais sem camadas duplicadas, e com metadados consistentes que informem claramente a origem e qualidade dos dados. A partir da nova versão 3.0, o preenchimento dos metadados será pré-requisito para a publicação das camadas espaciais na plataforma.

E o que são metadados ?

De acordo com o Federal Geographic Data Committee (FGDC), os metadados geoespaciais devem responder:

  • QUEM? - organização(ões) ou pessoa(s)que produziu o dado;
  • O QUÊ? - que tipo de dado espacial, um vetor de ponto, linha ou polígono, uma imagem (raster), qual o sistema de coordenadas (UTM, geográfica, WEB Mercator), etc;
  • QUANDO? - data ou período decorrido para a produção do dado;
  • ONDE? - ponto ou área delimitando o conjunto dos dados;
  • PORQUE? - dado produzido no escopo de um projeto ou para um fim específico;
  • COMO? - levantamento topográfico, por GPS, imagem obtida através de aerolevantamento ou satélite, etc.

Enfim, metadados são dados que descrevem outros dados, facilitando a busca e permitindo ao usuário decidir sobre sua melhor utilização.

O que muda nos Termos de Uso do novo GEOBASES 3.0 ?

Os principais tópicos são os seguintes:

  • As informações espaciais a serem carregadas no GEOBASES devem representar ou ter relação direta com o território capixaba, portanto, mapas, camadas geoespaciais ou outros documentos alheios aos limites do Espírito Santo não serão aprovados para publicação na plataforma;
  • Para o carregamento (upload) de camadas ou documentos e construção de navegadores será necessário o cadastro no serviço de autenticação denominado Acesso Cidadão do Governo do ES (acessocidadao.es.gov.br) e o correto preenchimento dos metadados, seguindo os padrões adotados pelo GEOBASES em conformidade com o Perfil de Metadados Geoespaciais Brasileiro v.2.0 (inde.gov.br/pdf/liv101802.pdf). Este preenchimento será realizado passo-a-passo em formulários configurados para esse fim. Após isso, a camada a ser publicada fica pendente de aprovação pela equipe da Unidade Central do Geobases, UCG-GEOBASES, que irá conferir a não duplicação dos dados e o preenchimento correto dos metadados.

O que não muda no GEOBASES 3.0

  • Qualquer usuário poderá publicar seus dados geoespaciais no GEOBASES 3.0, bastando para isso o correto preenchimento dos metadados;
  • Assim como na atual versão, a consulta e download das camadas, metadados e mapas do GEOBASES 3.0 podem ser feitos sem a necessidade de qualquer cadastro prévio. Da mesma forma, os dados poderão ser acessados através dos serviços WEB OGC disponibilizados (WMS e WFS).
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo