06/03/2018 23h56 - Atualizado em 09/02/2019 09h25

Incaper e Geobases participam da 2ª Reunião Geral do Pronasolos na Embrapa Solos no Rio de Janeiro

Nos dias 27 e 28 de fevereiro foi realizada nas dependências da Embrapa Solos no Rio de Janeiro, a 2ª Reunião Geral do Pronasolos, contando com a presença de pesquisadores de todo o Brasil.
O Coordenador Técnico do Geobases, Giuliano Grigolin, e o Pesquisador Renato Taques do Departamento de Operações Técnicas do Incaper, representaram o Espírito Santo nesta segunda reunião deste importante projeto nacional.

Foram apresentados e debatidos o diagnóstico e estratégia de adequação de infraestrutura e recursos humanos para o PRONASOLOS, as premissas e diretrizes para o desenvolvimento da plataforma tecnológica, a definição de áreas prioritárias, de uma agenda de trabalho e avaliação das metodologias de levantamento de solo e de suas interpretações, a estruturação da governança e do plano de orçamento e financiamento, dentre outros temas.

O objetivo principal do Programa Nacional de Solos do Brasil - PronaSolos - é a retomada da realização dos levantamentos pedológicos em caráter multiescalar e respectivas interpretações, de forma contínua, seguindo programação estabelecida em função de necessidades identificadas por um consórcio nacional multi-institucional e compatibilizada com as demandas oriundas das políticas dos governos federal e estaduais para o setor, bem como estabelecer uma base de dados integrada, na qual as informações de solos provenientes de trabalhos anteriores e as que vierem a ser produzidas estejam organizadas e sistematizadas para consulta do público em geral.

O Pronasolos teve aprovada moção de apoio da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, em Brasília, no dia 19 de fevereiro. A moção foi encaminhada ao ministro da agricultura, pecuária e abastecimento (MAPA), Blairo Maggi. No dia seguinte, também em Brasília, durante reunião na Casa Civil com uma equipe do MAPA, representantes dos ministérios envolvidos com o PronaSolos (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Defesa; Integração Nacional; Meio Ambiente; Minas e Energia e Planejamento Desenvolvimento e Gestão) e também a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), reconheceram a importância do Programa. Assim sendo, não deve demorar a publicação no Diário Oficial do decreto que cria o Pronasolos.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo