15/04/2016 14h00 - Atualizado em 03/11/2017 13h44

Realizada palestra sobre o GEOBASES para turma de Engenharia Ambiental da Multivix

No último dia 14/04, os alunos do 6º e 7º períodos da turma de Engenharia Ambiental da Unidade Vitória, receberam o Sr. Giuliano Grigolin, coordenador técnico do GEOBASES, para a Palestra Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo – GEOBASES.

O GEOBASES é um sistema multi-institucional para composição, manutenção e utilização das informações geoespaciais para o Estado do Espírito Santo.  É sistema gratuito, disponibilizado via web, que permite que as informações sejam integradas, centralizadas e redistribuídas, por meio de um trabalho colaborativo, onde todos os integrantes possam contribuir atualizando os dados em uma única base cartográfica.

O convite ao palestrante foi feito pela Profª Ana Paula que ministra a disciplina de Sistemas de Informações Geográficas – SIG, para as turmas de Engenharia Ambiental, a intenção de tal ação segundo a docente, “é que Grigolin possa trazer a experiência prática nessa importante de ferramenta de gestão que é o GEOBASES, de forma a destacar a importância para os futuros profissionais que irão trabalhar na área ambiental.” Sem base de dados cartográficos é impossível pensar em gestão ambiental e gestão de recursos hídricos. Como exemplos de situações práticas podemos destacar uso do SIG para delimitação de bacias hidrográficas, definição de áreas de riscos, definição de áreas de conflitos em áreas de proteção ambiental, dentre tantas outras aplicações.

A Palestra de Grigolin foi uma excelente oportunidade aos alunos por trazer uma visão prática de como trabalhar com dados cartográficos de precisão utilizando um aplicativo computacional via web e gratuito.