Imagens do Mapeamento ES 2012-2015 disponíveis para download

                

Estão disponíveis para download os Ortofotomosaicos e os Modelos Digitais de Terreno (MDT) produzidos no âmbito do Projeto Mapeamento ES 2012-2015, contratado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA).

No caso dos ortomosaicos, para possibilitar o download pela internet, foi feita a conversão das imagens originais em formato ERDAS Imagine (extensão .img) de 16 bits / RGBIR para 8 bits / RGB, e em sequência, foi realizada a exportação para o formato ECW - Enhanced Compression Wavelet (extensão .ecw), versão 2.0. Apesar do ECW ser um formato proprietário, é suportado pelos principais Sistemas de Informação Geográfica do mercado, inclusa a biblioteca GDAL. Para preservar a altíssima resolução espacial dessas imagens, com pixel de 25 cm, e ao mesmo tempo possibilitar o download pela internet, foi necessária a divisão da área do Estado em 545 blocos de ortomosaicos de 10x10 KM, cada um com volume de dados de aproximadamente 500 MB, totalizando cerca de 210 GB no total.

Os Modelos Digitais de Terreno também foram criados no formato ERDAS Imagine e divididos em 545 blocos de 10x10 km. Cada MDT é composto por 3 arquivos de mesmo nome com extensões .IMG, .IGW e .RRD. 

Para servir essa quantidade de arquivos, optou-se pela utilização de um gerenciador de downloads, "Free Download Manager", com licença aberta (GNU GPL v3), permitindo seu uso sem restrições. O aplicativo gerencia todos as transferências até sua conclusão, e caso ocorra algum problema, é possível retomar os downloads interrompidos. 

Para localizar as imagens de seu interesse, acesse o NAVEGADOR GEOGRÁFICO que mostra a articulação com os números dos blocos de 10x10 KM. Os números dos blocos só estarão visíveis a partir da escala de 1:500.000, pois nas escalas menores os rótulos ficam sobrepostos aos limites dos blocos, impossibilitando a correta identificação.

    

Para fazer o download das imagens, faça o seguinte:

1 - Tecle nesse LINK e após o download, execute o arquivo fdm5_x64_setup.exe;

2 - Abra o aplicativo Free Download Manager;

3 - Os 3 arquivos de texto contendo a lista de URL's dos 548 ortomosaicos, dos 545 MDT's e dos 546 MDE's devem ser baixados através dos links a seguir:

3.1 - Link ortomosaicos.

3.2 - Link MDT's.

3.3 - Link MDE's.

4 - Selecione e copie (ctrl+c) os links dos arquivos que deseja baixar para seu computador. É possível baixar todos os arquivos da lista em sequência, ou apenas alguns, lembrando que no caso dos MDT's e dos MDE's é necessário selecionar os arquivos de mesmo número (por exemplo, 22_771.img, 22_771.igw e 22_771.rrd) referentes a cada bloco.

4 - Após copiar os links, vá até o menu principal (  ) localizado no canto superior direito e tecle em "Colar URLs da área de transferência", conforme figura a seguir:

5 - Na tela seguinte, defina o local, escolha um nome para a subpasta onde serão gravadas as imagens, e por fim, tecle em "Baixar", conforme figura a seguir:

Lembrando que, se os downloads forem interrompidos, é possível reiniciar o processo.

Se desejar remover o Free Download Manager de seu computador após a conclusão das transferências dos arquivos, basta acessar o "Painel de Controle" do Windows, em seguida "Programas e Recursos" e com o botão direito do mouse selecione "Desinstalar", conforme figura a seguir: 

Para mais informações sobre o uso do Free Download Manager, acesse https://www.freedownloadmanager.org/features.htm.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo