24/08/2018 16h05 - Atualizado em 03/09/2018 16h22

Capacitação sobre a INDE é realizada por colegas da CONCAR no Prodest

Nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2018 foi realizada a Capacitação sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE na sala de treinamento do Prodest em Vitória - ES.

Durante os 3 dias do curso foram abordados temas como a definição e conceito de informação geoespacial, infraestrutura de dados espaciais, IDE nas Américas e no mundo, componentes de uma IDE, marcos legais, Plano de Ação da INDE, arquitetura e ferramentas da INDE, introdução aos metadados, catálogo de metadados, padrão ISO 19115 e perfil MGB, a ferramenta Geonetwork, introdução aos padrões OGC, publicação de dados vetoriais e raster, estilos utilizando SLD, webserviess WFS e WMS, dentre outros.

A capacitação foi parte do processo de adessão do Geobases à INDE, como Infraestrutura Estadual de Dados Geoespaciais. 

A partir de agora, os dados dos Navegadores Geográficos do Geobases poderão também ser encontrados no visualizador da INDE. A versão beta do novo navegador pode ser acessada em http://visualizadorbeta.inde.gov.br.  O novo navegador é bem amigável e em breve estarão disponíveis videotutoriais sobre sua operação.

Participaram colegas do Ifes Vitória, INCRA, IBGE, CESAN, DER, IJSN, INCAPER, IDAF, SESA, SEAMA, Fibria e SEAG.

Na sexta-feira, dia 24 de agosto, foi feita uma reunião entre os instrutores do IBGE Rogerio Borba e Rafael March, o Coordenador Técnico Giuliano Grigolin e a Secretaria Executiva Nara Tedesco para tratar dos encaminhamentos para o cadastro dos metadados das camadas do Geobases no Catálogo da INDE, além de outros pontos relativos à adesão.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo