08/05/2012 15h14 - Atualizado em 25/11/2016 10h04

Unidade Central do Geobases apresenta Interface Geográfica de Apoio a Governança desenvolvida para o CONDESUL

Unidade Central de Gestão do Sistema de Bases Geoespaciais do Espírito sediada no INCAPER participou,nesta  sexta-feira-4 de maio de 2012, de evento ocorrido no auditório do Ministério Público em Guaraparí, para apresentar a Interface Geográfica de Apoio à governança para o CONDESUL.

A Interface foi desenvolvida pela Unidade Central de Gestão do Geobases  por sugestão do Ministério Público Estadual para as questões relativas ao Termo de Compromisso Sócio Ambiental-TCSA  Nº01/2011 da Quarta Usina de Pelotização da Samarco Mineração S.A. e facilitará ao Consórcio Público para o Desenvolvimento Sustentável da Região Sul, promover o mapeamento, controle e monitoramento de território de abrangência dos impactos dos grandes projetos em processo para instalação na região.

A Interface Geográfica do Geobases é uma ferramenta de trabalho colaborativo via web , para múltiplos usos e permite que uma variedade de instituições e os cidadãos contribuírem online para alcançar um objetivo comum, de forma autônoma ,transparente e de forma amigável. Estas características tornam esta interface geográfica uma ferramenta adequada para apoiar monitoramentos cujas variáveis tem reflexo no território, tais como mudanças no uso de terra, espacializações de PDMs,PDUs, zoneamentos agrícolas, as redes de Saúde, de Educação,de Segurança, condições físicas e níveis de serviços das rodovias e vias, dentre outros conectados aos respectivos banco de dados. É uma ferramenta muito útil a gestão do território.

A Interface Geográfica do Geobases além das vantagens acima abordadas, proporciona uma economia ao evitar a duplicação de recursos financeiros e humanos, pois utiliza as diversas informações do banco de dados geoespaciais do Sistema de Bases Geoespaciais do Espírito Santo, acervo este disponibilizado por mais de 96 entidades públicas e privadas que alimentam o sistema.

Os atores que farão uso da Interface Geográfica de Apoio a Governança Regional, no Núcleo de Inteligência e Imagem do CONDESUL receberão um treinamento e A Unidade Central de Gestão do Geobases já está preparada para orientar o treinamento nesta ferramenta.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo