15/09/2014 14h25 - Atualizado em 24/11/2016 09h02

Treinamentos sobre uso do GEOBASES vem sendo intensificados no Extremo Norte do Estado

Difundir a cultura de SIG (Sistemas de Informações Geográficas) nos serviços públicos estaduais. Com este objetivo, o Geobases (Sistema Integrado de Bases Geo-espaciais do Estado do Espírito Santo) promove, no interior do estado, capacitações sobre o Navegador Geográfico, Modelagem de Dados e Interface Geográfica do Geobases.

O Navegador Geográfico do Geobases já é utilizado com frequencia nas atividades de vários usuários, servidores públicos ou não. Com o objetivo de dar condições de explorar com mais eficiência os recursos existentes o Geobases promove capacitações para o público interessado. Foi o que ocorreu no dia 14 e 15 de agosto em Ecoporanga e 04 e 05 de agosto em Nova Venécia. Em Ecoporanga foram capacitados 9 técnicos, representando o Incaper (ELDR), SEMAG e SEAMA e agriculturores. Em nova Venécia foram capacitados 3 técnicos do Incaper (ELDR) e 1 agricultor.

Usuários interessados em construir seu próprio Território Digital, após serem capacitados a utilizar o Navegador Geográfico, contam com o apoio do geobases para auxiliá-los na modelagem dos dados. Uma reunião com este foco ocorreu em Ecoporanga, no dia 8 de setembro, com servidores do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper deste munícipio. Segundo Robson Alves de Almeida, Chefe do escritório local: “A intenção é estruturar uma interface Geográfica capaz de abrigar todos as informações referentes a nossa área de atuação. A princípio, nossa equipe elecou mais de 30 classes, entre elas: Propriedades atendidas pelos técnicos, áreas de pecuária, cafezal, pimenta do reino, psicultura, assentamentos e outras. Todas georreferenciadas e com suas características estruturada.

Treinamentos em uma interface Geográfica estruturada faz parte da rotina de trabalho no Geobases. A Interface é o resultado da captação das idéias e necessidades de uma equipe de trabalho, relacionado a dados geoespaciais, pelo profissionais do Geobases. No dia 21 e 22 de agosto em Pedro Canário, foi realizada uma capacitação da Interface Geográfica Tecsocial para técnicos queatuam no projeto tecsocial deste município. Segundo Soraya Lopes Senna, Integrante do projeto: “A capacitação nos ajuda a manejar com mais eficiência o nosso banco de dados geo-espacial. Entre as informações que administramos estão as agroíndustria, locais de comercialização e organizações sociais.”

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo