03/12/2013 15h48 - Atualizado em 24/11/2016 15h04

Sesa e Prefeitura de Marechal Floriano se apóiam no Geobases para criar método de delimitação de microáreas de saúde no Espírito Santo

Na última sexta-feira (28), foi realizado na Unidade Central de Gestão do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), localizada no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), um dia de trabalho de um projeto piloto para a delimitação de microáreas de saúde para os municípios do Espírito Santo. A atividade consiste na identificação da área territorial que possui ações de saúde para a melhor gestão dos municípios. Inicialmente, a metodologia será aplicada em Marechal Floriano e, posteriormente, nos demais municípios capixabas.

De acordo com o Chefe do Núcleo de Sistemas de Informações em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Sebastião Honofre Sobrinho, a metodologia adotada faz o manuseio de informações online diretamente no banco de dados geoespacial do Estado. “Essa condição permitirá aos Gestores Municipais de Saúde editarem diretamente na telinha de seus computadores, em base cartográfica de alta resolução, a configuração de seus planejamentos territoriais. A organização territorial viabiliza o acompanhamento sistematizado na Atenção Primária em Saúde, podendo, a partir daí, permitir a criação de Planos Diretores de Regionalização Municipal em Saúde (PDRMS) que potencializa a eficiência e a eficácia dos serviços na Atenção Primária, tornando-os mais resolutivos”, afirmou Sebastião Honofre Sobrinho.

Para o coordenador técnico do Geobases, Leandro Roberto Feitoza, o esforço neste trabalho se justifica e merece todo o apoio da Unidade Central pelos diversos benefícios paralelos a que todo o território legalmente georreferenciado e delimitado incorpora em termos de recursos para o planejamento e  atendimento às  ações inerentes ao Executivo. “Esse trabalho possibilita o conhecimento do território municipal de forma total, a modernização da eficiência no atendimento ao cidadão, o resgate da dignidade das pessoas que passam a ter um endereço concreto, a facilitação ao servidor público para o melhor entendimento do território, o atendimento às autarquias e secretarias com informações georreferenciadas do território de sua responsabilidade e até no subsídio aos Correios na cessão de Códigos de Endereçamento Postal (CEP’s) para  a área rural.

Participam deste trabalho o chefe do Núcleo de Sistemas de Informações em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Sebastião Honofre Sobrinho; o secretário de Saúde do Município de Marechal Floriano, Pedro Miguel A. C. Diaz; representantes da Região Metropolitana de Saúde, Carla Torres Pereira Carrion e Ana Laurita Nunes Maia; e a coordenadora da Atenção Primária em Marechal Floriano, Silmara Bruna Zambon. A elaboração e teste da metodologia proposta neste projeto piloto conta com a colaboração do representante da Unidade Local do Geobases na Sesa, Murilo Ribeiro Spala, e dos  profissionais da Unidade Central de Gestão do Geobases gerenciada pelo Incaper  e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e de outros da Sesa.