01/08/2014 09h18 - Atualizado em 24/11/2016 09h06

Secretaria de Estado de Economia e Planejamento visita o Incaper para discutir uso do GEOBASES

Buscando uma forma de unir os trabalhos entre o Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (SigES) e o Sistema Integrados de Bases Geoespaciais, membros da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, se reuniram nesta quarta-feira (30) com os técnicos da Unidade Central de Gestão do Geobases. O encontro também contou com a participação do Diretor Presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Maxwel Assis de Souza, que também é Secretário Executivo do Geobases. O objetivo é que as entregas de resultados das ações se tornem disponíveis de forma geoespecializada para os usuários interessados.

A Gerente de Projetos Estruturantes, Kettini Upp Calvi, discorreu sobre a importância de se disponibilizar os resultados dos Programas Estruturantes e Projetos Prioritários. “A ferramenta será uma maneira de analisar rapidamente os investimentos realizados nos municípios, além de uma forma de apresentar resultados à sociedade. O uso do GEOBASES poderia se traduzir numa forma de concretizar essa necessidade com rapidez”.

O acesso ao GEOBASES hoje é realizado via internet, para que usuários de várias instituições e áreas de formação tenham condições de contribuir, atualizar, corrigir e principalmente desfrutar dessa base, recém-lançada on-line, através do portal do GEOBASES no site . Com esse avanço, informações e dados são disponibilizados para o uso de todos, racionalizando tempo e recursos financeiros e evitando duplicação de esforços em levantamentos, cadastros e manutenções de banco de dados geoespacializados.

O GEOBASES on-line está disponível a todos os lares capixabas. Qualquer pessoa pode executar facilmente e on-line tarefas como medição de áreas e de distâncias, entre outras. É possível, através dele, realizar levantamentos envolvendo simultaneamente várias pessoas localizadas em diferentes partes do Estado do Espírito Santo, trabalhando e disponibilizando todos os seus dados via web, enriquecendo assim o banco de dados único do GEOBASES com informações que podem ser de imediato, visualizadas por todos os interessados.

De acordo com o Diretor Presidente do Incaper e Secretário Executivo do GEOBASES, Maxwel Assis de Souza, esta fase on-line veio agilizar o compartilhamento de dados e dar condições para que os usuários comuns sejam também autores de dados geográficos. “Este recurso pode ser considerado uma inovação sem precedentes na gestão pública capixaba e no apoio ao estudo de vários temas de utilidade para a sociedade. A fase on-line passa por grande repercussão e propagação em vários órgãos e regiões do Estado e com isso estamos presenciando um serviço com forte tendência a se perpetuar como ferramenta de gestão para o uso das instituições públicas e da população, de modo geral”, destacou.

A servidora Fabiola Angela Ferrari, Analista de SIG do GEOBASES, mostrou que o GEOBASES possui hoje um recurso muito valioso denominado Interface Geográfica do GEOBASES que é um instrumento construído para uma aplicação específica. “Essa funcionalidade oferece às instituições cadastradas no sistema, via web um navegador geográfico próprio, contendo login e senha, permitindo tanto a entrada de novos dados como a interação com uma gama de informações contida numa base de dados, possibilitando simultaneamente a várias pessoas de equipes diferentes, a execução online de operações com informações geoespaciais”.

Diante das facilidades e da autonomia oferecida aos usuários, atualmente o GEOBASES, já conta com 50 interfaces geográficas em operação, isso significa dizer que temos 50 diferentes grupos de trabalho atuando em diversas áreas, executando serviços de seus interesses dentro do sistema GEOBASES e desfrutando de todos os benefícios de banco de dados geoespacial organizado sob o comando de uma única gestão. Conclui-se na reunião que com a manutenção corretiva e evolutiva do GEOBASES e do sigES atualmente em fase conclusiva grandes aperfeiçoamentos poderão ocorrer numa Interface que venha disponibilizar informações sobre importantes entregas para o público Capixaba.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo