28/01/2009 12h35 - Atualizado em 25/11/2016 11h21

Reunião de integrantes do GEOBASES com a Tecnomapas para discutir o Portal GEOBASES

Os trabalhos de Implementação do projeto GEOBASES Online sob a coordenação do Instituto Jones dos Santos Neves, na qualidade de Secretaria Executiva do GEOBASES, foram iniciados em 11 de dezembro de 2009.  Como parte das atividades iniciais do trabalho,  a empresa  Tecnomapas, vencedora da concorrência, em comum acordo com a Secretaria Executiva e a Coordenação Técnica da Unidade Central do GEOBASES realizaram reunião no dia 28 de janeiro, das 9:00 horas às 12:00 horas, no auditório da PRODEST,  com os integrantes do GEOBASES. A reunião teve como objetivo apresentar em detalhes a forma e métodos que serão usados na Implementação do GEOBASES Online e discuti-los com os integrantes  e usuários deste sistema no estado.

O Sistema Integrado de Bases Georreferenciadas do Estado do Espírito Santo - GEOBASES constitui-se num conjunto de planos de informações, formando uma base de uso comum e visando múltiplos usos em Sistemas de Informações Geográficas - SIG. Este sistema já vem facilitando o armazenamento, análise e gestão espacial de dados, contribuindo significativamente na redução de tempo no processo de produção de informações espacializadas no Espírito Santo. Através deste projeto está sendo difundida e cultura de uso de SIG  nas Instituições Públicas do Estado, oferecendo-se orientações diárias aos usuários, treinamentos em serviço, implementações do sistema nas Unidades Locais e a coordenação de todos os trabalhos neste assunto no estado.

Mesmo com os grandes benefícios já em desfrute pelos usuários deste sistema, torna-se imperioso a concretização do projeto já em curso denominado "GEOBASES online" que visa a criação de um ambiente com funcionalidade de uso para todos os partícipes acessarem, agregarem novos "layers" ("camadas de dados" ou planos de informações), corrigirem, atualizarem e usarem esta base para SIG via web.

Participaram da reunião entidades Federais, Estaduais, Municipais e da iniciativa privada, prevendo-se um publico de 50 técnicos provenientes de órgãos e entidades como, Tecnomapas,  PRODEST, GEOBASES/UC, IBGE-ES, IJSN, INCAPER, SESP, ARCEL, ESCELSA, MP-ES, CESAN, CEFETES, INCAPER, SESA, CETURB, IDAF, IBAMA, INCRA, Prefeituras de Cariacica, Vitória, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha e  São Gabriel da Palha.