22/10/2014 15h33 - Atualizado em 23/11/2016 15h52

Projeto de Regionalização de Estratégia Saúde da Família é implantado em Marechal Floriano

A área da Saúde é uma das prioridades do município de Marechal Floriano. Por isso, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde se empenharam durante meses em um importante trabalho, que coloca Marechal como  o primeiro município do Estado a implantar o “Projeto de Regionalização da Estratégia Saúde da Família”.

O lançamento do projeto aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Auditório Daniel Kröhling, no Centro de Agronegócios, em Santa Maria de Marechal. Na ocasião, também tomaram posse os aprovados no  Processo Seletivo da Saúde, para atuar na Estratégia de Saúde da Família.

Na abertura do evento, Aparecida Trarbach, que foi a presidente da comissão organizadora do processo seletivo, ressaltou que tudo foi feito de forma clara e transparente, destacando as dificuldades enfrentadas  pela organização para que tudo saísse de forma correta e isenta.

Em seguida, o prefeito de Domingos Martins, Carlos Prezotti Rocha, o Carlinhos Borboleta, falou sobre a parceria que existe entre Marechal e Domingos Martins. “Como são municípios muito próximos, existem  trabalhos integrados desenvolvidos entre as duas prefeituras.”

O secretário municipal de Saúde, Christien Macel Christe Pereira, frisou que o profissional da área de saúde tem muitos desafios. “Eu me coloco à disposição, a partir de agora, para fazer política de saúde pública.  Juntos, vamos fazer crescer essa área, em Marechal Floriano.”

O trabalho desenvolvido pelo ex-secretário municipal de Saúde, Pedro Miguel, não foi esquecido pelos companheiros da área. Pedro Miguel passou em um concurso público e tomou posse para o cargo na semana passada. Por isso, ele deixou a Secretaria Municipal de Saúde no mês passado.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Marechal, Cezar Ronchi, renovou a parceria que existe entre a Câmara e a Prefeitura e frisou que a Câmara de Marechal está à disposição do Município para o que for necessário fazer na área da saúde.

Representando o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, Sebastião Onofre Sobrinho apresentou o projeto de Estratégia de Saúde da Família e deu uma verdadeira aula aos presentes, comprovando com dados concretos a importância desse trabalho.

“Marechal Floriano tem sido um exemplo para nós. Vocês representam o grande exército da saúde pública, e a nossa guerra é pesada, porque o nosso inimigo é a doença e a falta de saúde. Pedimos o apoio de todos vocês para desenvolver esse projeto de territorialização de Estratégia Saúde da Família. A Atenção Básica de Saúde tem um papel muito importante. Marechal Floriano conseguiu atingir um nível padrão de organização que chamo de ‘padrão ouro’, pela qualidade técnica alcançada. Isso vai colocar Marechal Floriano no cenário nacional. Com esse projeto, temos 100% da população de Marechal coberta, e a territorialização completamente organizada. O que foi desenvolvido aqui vai repercutir tanto no Estado como no Brasil”, disse Sebastião Onofre.

Leandro Feitosa, coordenador técnico do Geobases afirmou que sente uma grande admiração por Marechal, que é um município onde o prefeito e os secretários estão alinhados em pensamento, que é uma questão tão importante e evolutiva como essa da Saúde.

Bruna Zambon, da Secretaria de Saúde, uma das responsáveis pelo belo trabalho, destacou que esse é um projeto-piloto que vem marcar a evolução da saúde pública de Marechal Floriano. “Não há possibilidade de fazer saúde pública sem a organização do território. E, com esse projeto, conseguimos organizar e dividir o município por regiões, atendendo 100% da nossa população. O trabalho em equipe é essencial para que possamos ter sucesso dentro da saúde pública.”

O prefeito Lidiney Gobbi afirmou que, agora, Marechal Floriano está inserido no mundo. “Com esse projeto, desenvolvido em parceria com o Geobases, vamos aparecer para o mundo inteiro. Quero deixar o meu agradecimento especial ao pessoal da Saúde. Para mim, é uma honra poder contar com pessoas como vocês. Marechal Floriano quebrou os muros. Que esse projeto chegue para todos os municípios do Espírito Santo e ultrapasse as fronteiras, chegando até os outros Estados. A nossa meta é valorizar as pessoas da nossa terra. E eu não tenho dúvidas de que isso vai nos levar a um Espírito Santo maravilhoso, tornando Marechal Floriano ainda melhor.”

Ao final da apresentação, os aprovados no processo seletivo apresentaram a documentação e tomaram posse dos seus cargos. Eles devem começar a trabalhar na próxima semana.

Artigo publicado no site http://www.marechalfloriano.es.gov.br/noticia/369/projeto-de-regionalizacao-de-estrategia-saude-da-familia-e-implantado-em-marechal-floriano em 10/10/2014.