27/06/2013 09h55 - Atualizado em 25/11/2016 09h41

O Incaper se consolida no Estado como autarquia de Ciência e Tecnologia gestora do GEOBASES

Os diretores Presidente e Técnico do Incaper, Srs. Evair Vieira de Melo e Aureliano Nogueira da Costa, agradecem ao Exmo. Sr. Governador de Estado, José Renato Casagrande que sob a interveniência do Exmo. Sr. Secretário de Estado da Agricultura, Sr. Enio Bergoli da Costa, deram solução a três grandes assuntos que necessitavam solução de urgência para a sobrevivência do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (GEOBASES), sistema esse já em pleno uso no Estado.

A medida mais recente e mais importante foi a nomeação de 4 (quatro) concursados para a atuarem em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na Unidade Central de Gestão do GEOBASES, gerenciada pelo Incaper. Esta situação estava sendo muito crítica para a existência do projeto. A grande dimensão e interação muiti-institucional e multidisciplinar do projeto, que hoje  é integrado e apoiado por 110 Instituições, já assinalava a necessidade de nomeação de efetivos em SIG na época em que a sua gestão foi transferida para o INCAPER. A não nomeação de pessoal de SIG era a principal ameaça ao projeto. Para esta acertada medida, a SEAG e  Incaper manifestam o seu agradecimento pelo reconhecido empenho do Sr. Aminthas Loureiro Júnior, Secretario de Estado de Gestão e Recursos Humanos e Sr. Robson Leite, Secretario de Estado de Economia e Planejamento e Sr. Tyago Hoffman, Secretário de Estado do Governo.

Sendo um projeto de muita tecnologia e que suscita muitas solicitações de desenvolvimento de facilidades para uso do sistema por parte de seus usuários, após essa sua fase de implementação, concluída em junho de 2013 no Incaper, o GEOBASES passa a depender de apoio constante para a sua evolução tecnológica. Com o incisivo apoio do Secretário de Estado de Economia e Planejamento, Exmo. Sr. Robson Leite, está sendo evitada a decrepitude do projeto tendo em vista que foi dado ao Incaper a oportunidade a tempo para a primeira contratação exclusiva de apoio para a manutenção corretiva e evolutiva do GEOBASES. Foi feito o termo de referencia e concluído que ele poderá operar de forma desejável e atender o projeto neste 2013 com recursos de crédito suplementar no valor de de R$ 600.000,00. O processo licitatório está pronto e atualmente encontra-se sob análise do Prodest para que seja exercitado no Incaper essa primeira e nova experiência de contração no gênero.

O Estado, sob a coordenação do Iema, está fazendo um novo vôo aerofotogramétrico abrangendo todo o território que por sua vez vai gerar vários subprodutos que serão incorporados ao GEOBASES.  Como conseqüência desse serviço de interesse geral do Estado, o  GEOBASES passou a depender de apoio para a aquisição de discos e gavetas para a sua base de dados armazenada no Data Center do Estado operado sob a gestão do PRODEST. Quanto a este assunto merece destaque o grande apoio do Diretor Presidente do Prodest, Sr. Victor Murad,  que deu solução ao assunto, apoiado em Convênio existente entre Incaper e Prodest.

O Geobases facilita a prática da cooperação mútua no compartilhamento e padronização de informações geoespaciais de múltiplo uso e difunde o uso de Sistema de Informações Geográficas (SIG) na gestão pública estadual e este apoio diversificado que ele vem recebendo das mais variadas esferas do poder público tem sido de vital importância para o sucesso do projeto.

Este sistema que tem agilizado o uso, acesso e agregação de dados, reduzido  esforços na produção e sistematização de informações, bem como no gasto, tempo e risco com deslocamento de técnicos ou de equipes do setor público neste Estado. Ele permite, por interfaces personalizadas que diferentes profissionais executem, em conjunto e online, trabalhos que envolvam geoespacialização de informações numa forma inédita e nunca antes exercitada na gestão publica deste Estado.