19/09/2011 15h58 - Atualizado em 25/11/2016 10h28

O INCAPER propicia curso avançado em ArcGIS no Estado

Está sendo dado início hoje, o curso de ArcGIS avançado em que estão participando um total de 30 profissionais muito experientes e que fazem parte do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo -Geobases. O curso que está sendo ministrado pelos instrutores Jonathan Caldas e Claudney Salgado da empresa mato-grossense, Tecnomapas Ltda, começou nesta segunda-feira (19) e segue até sexta-feira (23) na Sala de Treinamento de Informática na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).

A abertura ocorreu com a presença do Diretor Técnico do Incaper e Secretário Executivo em Exercício do Geobases, Sr. Aureliano Nogueira da Costa. As gestões para a organização de todos os cursos formais do GEOBASES vem sendo realizadas pela analista de SIG da Unidade Central do GEOBASES, a Sra. Hideko Nagatani Feitoza. O TRE-ES, através de seu Secretário de Tecnologia da Informação, o Sr. Danilo Magno Marchiori, representado na abertura do curso pelo Sr. Jorge Solano Garcia de Moraes, está propiciando o apoio logístico para treinamento em sua base física muito apropriada para este tipo de evento.

O Geobases possui um grande banco de dados denominado Banco de Dados Geoespaciais do Geobases – BDGG, também denominado de base de SIG do Geobases, que fica hospedado no DataCenter do PRODEST. Os dados deste Banco de Dados são flexíveis e preparados para serem processados em Sistema de Informações Geográficas (SIG) e com uma interface para que os seus usuários possam produzir novas informações, reorganizar, incluir, alterar ou consultar dados.

De acordo com o Secretário Executivo em Exercício do GEOBASES e Diretor Técnico do Incaper, o Sr. Aureliano Nogueira da Costa, “o GEOBASES vem sendo um importante instrumento de apoio a grandes projetos/ações alinhados aos eixos estratégicos do Plano de Governo 2011 – 2014.”

O sistema GEOBASES integra esforços de cerca de 89 (oitenta e nove) instituições, possui cerca de 300 (trezentas) camadas de diferentes dados cobrindo todo Estado, disponíveis para uso online, tornando-se um valioso instrumento no apoio a construção de políticas públicas.

De acordo com o Sr. Aureliano Nogueira da Costa, “o Incaper, na condição de Secretaria Executiva, Unidade Central de Gestão do Geobases, instituição gestora do Sistema GEOBASES e de Instituição que apoia inovações tecnológicas estratégicas de interesse do Estado, tem provido vários tipos orientações e treinamentos aos usuários deste Banco de Dados Geospaciais.” Estes treinamentos vem sendo direcionadas para grupos que estão incluídos entre os seguintes 5 (cinco) níveis de usuários:

1) Os que desfrutam dos dados diretamente do sistema sem necessitar orientações ou quando demandam orientações, essas são ministradas online pela Unidade Central;

2) Os que executam serviços ou trabalhos dentro da base de SIG do GEOBASES e que para isso discutem e estudam seus planos de trabalho junto a Unidade Central recebem orientaçõem serviço na sua condução;

3) Os que estão iniciando a trabalhar com softwares de SIG para a execução independente de atividades dentro das suas Unidades;

4) Os que já são experientes no uso de software de SIG e pleiteiam cursos avançados;

5) Os que atuam ena Unidade Central de Gestão Central do Sistema GEOBASES ou executam procedimentos de nível similar no ambiente de suas unidades locais.

O atendimento com treinamentos ou orientações em serviço aos profissionais do grupo de níveis 1) e 2) já fazem parte do cotidiano da Unidade Central que está permanentemente disponível para tal função.

Na semana passada foi ministrado um treinamento de nível básico ArcGIS para profissionais que fazem parte do grupo de nível 3). Nesta semana o Incaper está promovendo um curso de nível avançado que congrega profissionais dos grupos de nível 4) e 5) e encerrando assim um ciclo do treinamentos programado pelo projeto GEOBASES online e direcionado para os que fazem uso de softwares de SIG no Estado.

De acordo com o coordenador Técnico do GEOBASES, o Sr. Leandro Roberto Feitoza, “a Unidade Central do GEOBASES possui hoje um quadro mínimo de profissionais muito bem treinados e experientes, muito embora estes façam parte de um quadro provisório que no momento dá sustentação a este projeto muito bem sucedido neste estado. Para que o investimento e o potencial deste projeto sejam preservados em benefício de todas as Instituições usuárias de dados geoespacializados no Estado é necessário que a Unidade Central de Gestão do Geobases possua um quadro mínimo de profissionais efetivos. O pessoal mínimo pleiteado para atuar como efetivo na Unidade Central de Gestão do Sistema GEOBASES, localizado no Incaper é de vital importância para a perenização deste o projeto/atividade no Estado. Os custos referentes a este “capital humano” representaria anualmente um valor irrisório de menos de 5% do valor do investimento realizado para a concretização do GEOBASES online. O Incaper, ciente desta ameaça ao projeto, esta trabalhando junto ao Governo de Estado, uma solução para este problema, através de Concurso Público para que, a tempo, os profissionais a serem concursados venham receber treinamentos dos técnicos experientes que provisoriamente estarão atuando na Unidade Central até o final deste ano de 2011.”

Os profissionais que estão participando deste curso de nível avançado de ArcGIS são provenientes das seguintes 19 instituições integrantes do Geobases:

1)Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan)

2)Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV)

3)Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES),

4)Geobases/Unidade Central/Incaper

5)Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)

6)Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

7)Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)

8)Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF)

9)Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES)

10)Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama)

11)Ministério Público (MP-ES),

12)Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim,

13)Prefeitura de Cariacica,

14)Prefeitura de Colatina,

15)Prefeitura de Linhares

16)Prefeitura de São Gabriel da Palha

17)Prefeitura da Serra

18)Prefeitura Municipal de Vitória

19)Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb),

Com a conclusão deste treinamento nesta semana, encerra-se o ciclo de treinamentos programados para os grupos de profissionais nos níveis 3, 4 e 5 supracitados, sendo que os demais treinamentos em serviço nos níveis 1 e 2 sempre farão parte dos serviços a serem proporcionados pela Unidade Central de Gestão do GEOBASES.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo