28/06/2012 16h57 - Atualizado em 25/11/2016 09h57

O GEOBASES/INCAPER propicia curso de Network Analyst

O Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo - Geobases possui um grande banco de dados denominado Banco de Dados Geoespaciais do Geobases – BDGG, também denominado de base de SIG do Geobases, que fica hospedado no DataCenter do PRODEST. Os dados deste Banco de Dados são flexíveis e preparados para serem processados em Sistema de Informações Geográficas (SIG) e com uma interface para que os seus usuários possam produzir novas informações, reorganizar, incluir, alterar ou consultar dados.

O sistema GEOBASES integra esforços de cerca de 96 (noventa e seis) instituições, possui cerca de 300 (trezentas) camadas de diferentes dados cobrindo todo Estado, disponíveis para uso online, tornando-se um instrumento estratégico no apoio a construção de políticas públicas.

De acordo com o Secretário Executivo do GEOBASES, Sr. Evair Vieira de Melo, o Incaper, na condição de Secretaria Executiva, Unidade Central de Gestão do Geobases, instituição gestora do Sistema GEOBASES e de Instituição que apoia inovações tecnológicas estratégicas de interesse do Estado, tem provido vários tipos orientações e treinamentos aos usuários deste banco de Dados Geospaciais. Estes treinamentos vem sendo direcionadas para grupos que estão incluídos entre os seguintes 4 (quatro) níveis de usuários:

1)Os que desfrutam dos dados diretamente do sistema e quando demandam orientações, essas são resolvidas de forma simples, online pela Unidade Central de Gestão do GEOBASES;

2)Os que executam serviços ou trabalhos dentro do GEOBASES e que para isso discutem e estudam sob o apoio da Unidade Central um plano de trabalho (interface geográfica, por exemplo) e recebem orientação em serviço para a sua condução, na maioria das vezes sem ainda envolver o uso de softwares de SIG;

3)Os que estão iniciando a trabalhar com softwares de SIG para a execução independente de atividades dentro das suas Unidades;

4)Os que já são experientes no uso de software de SIG e pleiteiam cursos avançados, em boa parte dos casos abrangendo pessoas que atuam e também colaboram na Unidade Central de Gestão Central do Sistema GEOBASES ou executam procedimentos similares ou de mesmo nível em suas unidades locais.

O atendimento com treinamentos ou orientações aos interessados do grupo de níveis 1) e 2) já fazem parte do cotidiano na Unidade Central que está permanentemente disponível para tal função.

No ano de 2011 foi ministrado um treinamento de nível básico ArcGIS para profissionais que fazem parte do grupo de nível 3) e outro de nível avançado que congregou profissionais dos grupos de nível 4) e 5) e encerrou-se assim um ciclo do treinamentos formalmente programado pelo projeto GEOBASES online, com instrutores, local de treinamento apropriado, exclusivo para atender aos grupos de profissionais de vários níveis atuantes no uso de softwares de SIG no Estado.

Neste curso avançado Trabalhando ArcGIS com Network Analyst estão participando um total de 12 profissionais muito experientes e que fazem parte do Geobases. O curso está sendo ministrado pela empresa Imagem, tendo como instrutor Evandro Cesar da Cruz da Academia GIS Imagem e teve início nesta segunda-feira 25/06 seguindo até terça 26/06 no laboratório de treinamento oferecido pelo PRODEST.

A abertura ocorreu com a presença do diretor-presidente do Incaper e secretário executivo do Geobases, Sr. Evair Vieira de Melo e a Diretora Técnica do PRODEST, Sra. Maria Sylvia Marques Abaurre, autarquia essa que atua como uma grande e forte parceria na condução deste importante projeto no Estado. As gestões para a organização de todos os cursos formais do GEOBASES vem sendo realizadas pela analista de SIG da Unidade Central, a Sra. Hideko Nagatano Feitoza. O PRODESTestá propiciando o apoio logístico para abrigar os cursandos envolvidos neste treinamento.

De acordo com o Secretário Executivo do GEOBASES e Diretor Presidente do Incaper, o Sr. Evair Vieira de Melo, o GEOBASES, em seu papel de viabilizar o processamento de informações geoespaciais no Estado, vem promovendo um instrumento de apoio sem precedentes aos grandes projetos/ações que estão alinhadas com os eixos estratégicos do Plano de Governo 2011 – 2014. 

De acordo com o coordenador Técnico do GEOBASES, o Sr. Leandro Roberto Feitoza, a Unidade Central do GEOBASES possui hoje um quadro mínimo de profissionais muito  bem treinados e experientes que no momento dá sustentação ao projeto hoje avaliado como uma atividade de destaque e muito bem sucedida no estado. Para que o investimento e o potencial deste projeto sejam preservados em benefício de todas as Instituições usuárias de dados geoespacializados no Estado é necessário que a Unidade Central de Gestão do Geobases possua um quadro mínimo de profissionais efetivos. O pessoal mínimo pleiteado para atuar como efetivo na Unidade Central de Gestão do Sistema GEOBASES, localizado no Incaper é de vital importância para a perenização do projeto/atividade e os custos referentes a este "capital humano" representaria anualmente menos de 5% do valor do investimento realizado para a concretização do GEOBASES online. O Incaper trabalhou junto ao Governo de Estado, uma solução para este problema, através de Concurso Público no ano de 2011 para que os profissionais concursados venham receber os treinamentos dos técnicos mais experientes que ora estão atuando na Unidade Central.

Os profissionais experientes que participam deste curso de nível avançado de ArcGIS são provenientes das seguintes 9 instituições integrantes do Geobases listadas a seguir:

1)Companhias de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV)

2)Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Iema

3)Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural - Incaper/Geobases/Unidade Central

4)Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)

5)Prefeitura Municipal de Linhares

6)Prefeitura Municipal da Serra

7)Prefeitura Municipal de Vitória

8)Prefeitura Municipal de Aracruz

9)Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

Com este treinamento desta semana, encerra-se o ciclo de treinamentos programados para o primeiro semestre de 2012 para o grupos de pessoas do nível 4 supracitados, tendo-se em vista que os demais treinamentos em serviço de nível 1 e 2 sempre farão parte dos serviços cotidianos a serem proporcionados pela Unidade Central de Gestão do GEOBASES, localizada no Incaper.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo