19/09/2011 10h19 - Atualizado em 25/11/2016 10h36

Incaper promove Treinamento Básico em Software em SIG (Sistemas de Informações Geográficas )

Um total de 36 profissionais do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) iniciaram, nesta segunda-feira (12), um treinamento de ArcGIS básico. Este treinamento está sendo proporcionado pelo Incaper na qualidade de Secretaria Executiva e Unidade Central de Gestão. A abertura do Curso contou com a presença do Diretor Presidente do incaper e Secretário Executivo do GEOBASES, o Sr. Evair Vieira de Melo.

Os Instrutores deste curso são os Srs. Claudney Salgado e Jonathan Caldas da Empresa Tecnomapas Ltda uma empresa de excelência em sistemas de gestão com foco na geotecnologia.

O curso segue até o dia 16 de setembro, na sala de treinamento gentilmente cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE – ES) que muito vem contribuindo, através de Secretário de Tecnologia da Informação, o Sr. Danilo Magno Marchiori, para o apoio logístico a este tipo de iniciativa no Estado. A Sra. Hideko Nagatani Feitoza tem atuado nas gestões para a organização de todos os curso que estão sendo propiciados pelo Incaper através do GEOBASES.

O Geobases é formado por 88 unidades locais que são instituições usuárias existentes no Estado e que tem as sua Unidade Central instalada na sede do Incaper, em Vitória. Participam deste treinamento, profissionais provenientes das seguintes 21 Instituições integrantes do GEOBASES:

1) AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO EM REDE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – ADERES,

2) AGÊNCIA ESTADUAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE ENERGIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO – ASPE,

3) COMPANHIA ESPÍRITO SANTENSE DE SANEAMENTO – CESAN,

4) COMPANHIA DE TRANSPORTES URBANOS DA GRANDE VITÓRIA - CETURB-GV,

5) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – ECT,

6) DEPARTAMENTO DE ESTRADAS E RODAGEM DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - DER-ES,

7) ESPÍRITO SANTO CENTRAIS ELÉTRICAS S.A - EDP/ ESCELSA,

8) SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS - SEAMA/IEMA,

9) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO – IFES,

10) INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISA, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL – INCAPER,

11) MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - MP-ES,

12) SECRETARIA DE ESTADO DE SANEAMENTO, HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO – SEDURB,

13) TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL – TRE,

14) PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACRUZ – PMA,

15) PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA – PMC,

16) PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM – PMCI,

17) PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAPARI – PMG,

18) PREFEITURA MUNICIPAL DE LINHARES – PML,

19) PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TERESA – PMST,

20) PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS – PMSM,

21) PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA VELHA – PMVV,

22) PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA PMViana.

Com este treinamento e um outro referente ao módulo de ArcGIS Avançado que será realizado entre os próximos dias 19 e 23 de setembro, estaremos concluindo todas as atividades planejadas para a implementação do Geobases online no Estado.