19/11/2015 13h17 - Atualizado em 23/11/2016 13h34

Incaper e Idaf somam esforços na gestão do Geobases

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu, na qualidade de Secretaria Executiva e de Unidade Central de Gestão do Geobases, a agregação de mais um profissional atuante em geoprocessamento. Giuliano Grigolin, servidor do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), passa a atuar na coordenação técnica do sistema desde o dia 20 de outubro. Ele substitui o atual coordenador técnico do Geobases, servidor do Incaper, Leandro Roberto Feitoza, que vinha exercendo esta função desde 16/02/2000.

Geógrafo por formação, Grigolin atua há mais de dez anos na área de geoprocessamento. “É uma honra ter essa oportunidade. É também um desafio, uma grande responsabilidade, mas uma alegria muito grande. Entre as nossas metas está a manutenção evolutiva do sistema, buscando maior integração entre os bancos de dados dos diversos usuários, tornando a ferramenta cada vez mais amigável e ampliando as possibilidades de análise espacial”, diz.

Leandro Feitoza aproveita a oportunidade para agradecer a todos que atuaram na Unidade Central do Sistema na fase de estruturação e consolidação: “Desejo uma boa continuidade dos serviços pela equipe. A concretização do Geobases não teria sido possível sem a ajuda e suporte de diversas pessoas e por isso os débitos intelectuais são muitos. Reforço meus agradecimentos a todos que têm assistido e colaborado com esta atividade das mais variadas maneiras”. Feitoza permanece na unidade central por dois anos, a fim de oferecer suporte a uma transição responsável na coordenação técnica.

O secretário executivo do Geobases e diretor-presidente o Incaper, Wanderley Stuhr, salienta que o início do funcionamento on-line do Geobases ocorreu no ano de 2009, no Governo de Paulo Hartung, por meio do empenho da Secretária Executiva da época, Ana Paula Vescovi, que agilizou substancialmente o compartilhamento de dados e deu condições para que os usuários comuns desfrutem melhor dos dados geográficos. Stuhr manifesta os votos de boas vindas ao servidor Giuliano Grigolin, desejando a ele um excelente trabalho.

O diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, complementa que uma característica marcante do Geobases é que todos podem desfrutar do uso de dados geoespaciais num ambiente em que a tecnologia de uso do sistema cresce de forma igual para as mais diversas entidades. Sendo assim, o Idaf tem satisfação especial em poder contribuir com essa gestão, cedendo um de seus profissionais de excelente qualidade técnica para atuar na Unidade Central de Gestão do Geobases, que é gerenciada pelo Incaper.

Sobre o Geobases O sistema foi criado por decreto na administração estadual em dezembro de 1999, e hoje contém uma base de dados formada por cerca de 1200 camadas de informações, preparadas para serem usadas em trabalhos que utilizam o Sistema de Informação Geográfica (SIG). Ele conta atualmente com 124 instituições que atuam em cooperação mútua para que os serviços do Geobases apresentem essa ampla abrangência em uso, sendo 27 públicas federais, 31 públicas estaduais, 59 públicas municipais e 7 da iniciativa privada. Em sua visão, o Geobases tem uma característica muito importante que são os 14 indicadores monitorados diariamente e revistos a cada ano e que conferem um panorama de análises que permite avaliar se o gestor está atendendo aos usuários do Geobases em nível satisfatório.

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(7) 98849-9814/ (7)3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf e Ceasa)
Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Telefones: (27) 3636-3673/59/ (27)98817-4783