25/02/2014 13h26 - Atualizado em 24/11/2016 14h54

Incaper e Cesan se reúnem para tratar do uso do lodo de esgoto na agricultura

Profissionais envolvidos no projeto “Uso agrícola e Disposição do Lodo de Esgoto para o Estado” se reuniram na última sexta (21), na Unidade Central de Gestão do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), na sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O objetivo foi discutir a interface geográfica “Cesan – Projeto Biossólido”, além de integrar e capacitar profissionais de órgãos diversos, como Cesan, Incaper, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres). A capacitação da equipe que foi uma das exigências da licença de operação da Unidade de Gerenciamento do Lodo. A metodologia adotada, por meio do manuseio de informações online diretamente no banco de dados geoespacial do Estado, permite que o sistema seja utilizado como ferramenta de planejamento, controle e rastreabilidade do biossólido desde sua produção e transporte até a aplicação e monitoramento nas diversas propriedades rurais, para os cultivos agrícolas recomendados.

Projeto “Uso agrícola e Disposição do Lodo de Esgoto para o Estado”

Entre os anos de 2007 e 2011 foi desenvolvida uma pesquisa pelo Incaper, em parceria com a Cesan, que realizou o mapeamento das regiões do Estado onde poderia ser usado o lodo de esgoto higienizado na agricultura, bem como a indicação da quantidade desse adubo orgânico para determinadas culturas, como o abacaxi, a banana, o café, seringueira, palmeira real, eucalipto e goiaba. A partir dessas informações, foi estabelecido novo convênio entre Incaper e Cesan, em 2013, para desenvolver a reciclagem agrícola do lodo de esgoto por meio de projetos agronômicos viabilizando a utilização de fato do biossólido, processado na Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL). A UGL é responsável pelo recebimento, processamento, caracterização, transporte, destinação do lodo de esgoto produzido por uma ou mais estações de tratamento de esgoto sanitário e monitoramento dos efeitos ambientais, agronômicos e sanitários de sua aplicação em área agrícola. A UGL foi construída no bairro CIVIT I, na Serra, sendo sua capacidade máxima de produção de lodo tratado de 200 toneladas por mês. Nessa unidade, parte do lodo de esgoto gerado na Região da Grande Vitória será misturada com a cal virgem. Depois de elaborado, o projeto agronômico será enviado para propriedades previamente cadastradas pelo Incaper e Cesan e em conformidade com a legislação ambiental.

Atuação do Geobases

No Projeto “Uso agrícola e Disposição do Lodo de Esgoto para o Estado”, o Geobases, por meio de seu banco de dados, permitirá que os produtores rurais acessem a interface geográfica e verifiquem as áreas com maior e menor potencial para recebimento do lodo higienizado de esgoto e dessa forma, poderão se cadastrar on line. Por outro lado, os órgãos públicos com funções de fiscalização, assistência técnica e seleção dos produtores aptos poderão atuar de maneira conjunta e online por meio dessa interface. O GEOBASES dispõe de um grande banco de dados denominado Banco de Dados Geoespaciais do GEOBASES (BDGG) que fica hospedado no DataCenter do Estado, operacionalizado sob a gestão do PRODEST. O Incaper, na condição de Secretaria Executiva, Unidade Central de Gestão do Geobases e instituição gestora do Sistema GEOBASES, tem provido vários tipos de orientações aos usuários deste banco de dados Geoespacial por ele gerenciado.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo