26/01/2021 14h34 - Atualizado em 26/01/2021 14h35

IBGE disponibiliza base de faces de logradouros 2019

O IBGE publicou a sua Base de Faces de Logradouros - Intermediária 2019. Essa base de dados é uma representação digital do arruamento urbano dos municípios do país, com detalhamentos de quarteirões, ruas e praças.

Utilizados pelo instituto para orientar suas pesquisas domiciliares, esses arquivos vetoriais serão disponibilizados, anualmente, para download, aqui.

A Base de Faces de Logradouros é importante para análises da distribuição espacial, dinâmica e padrões de organização das áreas urbanas dos municípios brasileiros. Ela conjuga os setores censitários que orientam as pesquisas domiciliares do IBGE com a divisão político-administrativa da Malha Municipal elaborada pelo Instituto, além de um sistema de codificação de quadra e face, tipo, título e nome do logradouro.

O produto é compatível com escalas de 1:5.000 a 1:25.000. Todos os dados geoespaciais estão em formato Shapefile (shp) para aplicação em diferentes sistemas de informação geográfica.

É a primeira vez que a Base de Faces de Logradouros é disponibilizada independentemente de um Censo Demográfico ou Agropecuário e sem registros de unidades domiciliares. Por isso, ela é considerada intermediária. Agora, o produto passará a ser publicado anualmente.

Os dados podem apoiar o planejamento de prefeituras, empresas de logística, a confecção de rotas de mapas pela internet, além de negócios que demandem componentes geoespaciais.

Apesar de os processos de trabalho aplicados pelas equipes do IBGE terem evoluído muito nos últimos anos, criando melhores condições de detalhamento visual e georreferenciamento dos trechos da malha viária, alguns dados gerados podem, ocasionalmente, apresentar imperfeições. Ao utilizar os dados, o usuário deve estar ciente dessas observações.