04/11/2013 13h51 - Atualizado em 25/11/2016 09h13

Geobases recebe visita do chefe do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Bandes

Na última quarta-feira (30), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu a visita do chefe do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Ricardo Santos. Ele visitou a Unidade Central do Sistema de Informações Geoespaciais do Espírito Santo (Geobases). Na ocasião, Ricardo conversou com os profissionais do Geobases a respeito de ações realizadas pelo Bandes e sobre como a estrutura de informações do Geobases pode contribuir na organização do direcionamento de tais ações nas diferentes áreas do Estado. “O Geobases é um sistema que evoluiu muito, desde sua criação, em 1999. Precisamos valorizar esse trabalho de extrema relevância para o Espírito Santo”, afirmou Ricardo.

O decreto de criação do Geobases foi publicado pelo Governo de Estado sob a orientação de Ricardo Santos quando exercia a função de secretário de Estado do Planejamento. Ele também foi o responsável pela celebração do 1º convênio de cooperação mútua, em 2001, que dá sustentação a esse sistema.

De acordo com o coordenador técnico do Geobases, Leandro Feitoza, a evolução do sistema, de 1999 até 2013, é significativa. “A visita de Ricardo Santos foi importante porque ele foi um dos responsáveis pela efetivação do Geobases e durante a visita avaliou tanto a evolução do Sistema como as possibilidades de seu uso pelo Bandes”, informou Leandro.

Evolução do Geobases

Na Secretaria de Estado de Planejamento foi dado início ao Geobases em 1999. Em 2001, foi também celebrado o convênio de cooperação mútua entre as entidades inicialmente participantes do Sistema. Nessa Secretaria, foi também concretizada, em 2002, a primeira base contínua do sistema abrangendo o todo Estado. A partir de 2010, o Geobases passou a ser gerido pelo Incaper. Em junho de 2012, foi concluído o projeto Geobases online e o Governo de Espírito Santo contratou uma equipe de servidores, por meio de concurso público, para trabalhar especificamente no setor.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo