10/06/2014 08h51 - Atualizado em 24/11/2016 09h23

Geobases participa da Exposição Pecuária de Atílio Vivácqua

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio da Unidade Central do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) esteve presente entre os dias 03 e 08 de junho na XXXIII ExpoAtílio - Exposição Pecuária de Atílio Vivácqua.

No dia 07, o estande foi visitado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, que visualizaram o município de Atílio Vivácqua na ferramenta do Geobases.

De acordo com o analista de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) da Unidade Central de Gestão do Geobases, Samuel Martins da Costa Coura, os visitantes e participantes da Exposição tiveram a oportunidade de conhecer e se familiarizar com o Sistema, obtendo informações sobre as diversas aplicações possíveis, elucidando dúvidas e propiciando novas possibilidades no uso do Sistema.

“Produtores rurais em especial visualizaram suas propriedades nas ortofotos em datas distintas, observando assim a dinâmica da paisagem ao longo do tempo e conheceram também as ferramentas de medição de área, distância, obtenção e lançamento de coordenadas geográficas para execução de inúmeras tarefas em seu cotidiano, como construção de cercas e medição de áreas plantadas”, explicou Samuel.

A ampliação da divulgação do Geobases foi vista como um ponto positivo pela analista de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) da Unidade Central de Gestão do Geobases, Fabíola Ferrari. “O contato com os visitantes da Exposição é uma ótima oportunidade para disseminar o Geobases e incentivar que novos usuários acessem o sistema”, afirmou.

De acordo com o diretor-presidente do Incaper e secretário executivo do Geobases, Maxwel Assis de Souza, o uso dessa ferramenta vem se propagando fortemente entre vários órgãos e usuários estabelecidos em diferentes regiões do Estado. “O uso online do Geobases, além de agilizar o compartilhamento de dados, também dá condições para que os usuários comuns se utilizem da geoespacialização de dados no planejamento de suas ações, situação esta mais difícil de ocorrer antes da existência do referido sistema. O Incaper está constatando a consolidação de um serviço valioso no apoio a vários temas de utilidade para a sociedade e com posição de grande destaque entre as ferramentas de suporte tanto para a gestão pública como para vários outros segmentos da sociedade em geral”, disse Maxwel Assis de Souza.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo