13/05/2015 14h03 - Atualizado em 23/11/2016 14h53

Geobases discute geotecnologias para evolução do uso e cobertura do solo no município de Linhares

Os recursos disponíveis no Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) que podem usados nos serviços de levantamento de dados sobre uso e cobertura do solo no município de Linhares foram tema de reunião entre diversas instituições.

Para discutir esse tema, estiveram reunidos, além da equipe técnica do Geobases, representantes da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), IBGE, Associação Brasileira de Exportadores de Papaya (Brapex), Sindicato de Trabalhadores Rurais de Linhares (STR Linhares) e Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares (Semab).

Os servidores do Incaper que atuam na Unidade Central do Geobases, Leandro Roberto Feitoza, Fabíola Angela Ferrari e Fernando Soares de Oliveira, fizeram uma explanação sobre o Geobases com demonstração dos recursos existentes, mostrando como eles poderiam ser utilizados em trabalhos pela equipe. “Com o decorrer da troca de informações e de opiniões entre os presentes foi acordado que para o acompanhamento sistemático da evolução do uso e cobertura do solo no município de Linhares seriam usados recursos existentes no sistema Geobases”, afirmou o coordenador técnico do Sistema, Leandro Feitoza.

Os trabalhos com o uso do Geobases terão início imediatamente e o responsável pela Interface Geográfica sobre Uso e Cobertura do Solo em Linhares será o agente de Extensão em Desenvolvimento Rural do Incaper, Geraldo Mendes da Silva. “Outro fator muito importante é que o uso e cobertura do solo e as coberturas aerofotogramétricas já realizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) serão um subsídio de importância crucial como ponto de partida para a realização do referido trabalho”, disse Feitoza.

Delimitação de áreas de lavouras cacaueiras

Na reunião, o representante da Gerência de Desenvolvimento Regional da Região Cacaueira no Estado do Espírito Santo, Marco Antônio Galeas Aguilar, disse que a Ceplac possui profissionais que conhecem em todo o Estado as áreas ocupadas com cacau. “Avaliamos, em conjunto com a Ceplac, a viabilidade de se delimitar as áreas de cacau com o apoio de recursos do Geobases, por meio de um trabalho conjunto entre os profissionais dessas instituições”, disse o coordenador técnico do Geobases.

O diretor-presidente do Incaper e secretário Executivo do Geobases, Wanderley Stuhr, formalizou convite à Ceplac para realizar o levantamento da cobertura de solo com lavouras cacau em 2007/2008 e em 2012/2013 no Estado, o qual foi bem recebido pelo Gerente de Desenvolvimento da Região Cacaueira no Espírito Santo, Elpídio Francisco Neto. “Essa iniciativa, que irá agregar uma nova informação ao trabalho de Uso e Cobertura do Solo atualmente em realização pela Seama/Iema, é de muita relevância para as instituições que estiveram presentes na reunião em Linhares como para outros segmentos interessados na produção de cacau, que é de muita importância para a economia capixaba”, completou Stuhr.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br