10/06/2015 13h28 - Atualizado em 23/11/2016 14h44

Geobases contribui para o monitoramento dos pomares de citros no Espírito Santo

O Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) tem contribuído no mapeamento e criação de um banco de dados geoespacial sobre o Polo de Laranja coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Recentemente, foi ministrado um treinamento, por meio de videoconferência, sobre o uso dos recursos existentes no sistema para os profissionais do Incaper lotados nos municípios que integram a região do polo.

Essa demanda surgiu da necessidade de atender uma das metas do projeto “Polo de Citros do ES”, que se refere ao acompanhamento do aumento das áreas cultivadas com citros no Estado. Nas reuniões de estruturação do projeto, o Escritório de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP) do Incaper entendeu que o Geobases seria a plataforma ideal para geoprocessar os dados coletados e subsidiar o monitoramento da evolução de áreas plantadas.

De acordo com o responsável pela área de projetos do EGPP, Jonas Lisboa, o Geobases é uma ferramenta que contribui para dinamizar a gestão pública. “Seria extremamente dispendioso realizar o monitoramento das áreas caso não houvesse um Sistema de Informação como Geobases para oferecer suporte a essas atividades”, relatou.

O servidor da Unidade Central de Gestão do Geobases, João Marcos Chipolesch, ministrou, em conjunto com a coordenadora do Polo de Laranja, Marianna Abdala, o treinamento e capacitação, instruindo cerca de 20 servidores a operarem a interface geográfica “Incaper Citros”. Os recursos de navegação e edição de dados espaciais foram apresentados e trabalhados com exercícios de situações de coleta, armazenamento e processamento de dados na própria interface online.

“Todos os integrantes da equipe do polo foram cadastrados no Geobases com login e senha para que possam criar, editar ou excluir informações geoespaciais na interface ‘Incaper Citros’. Isso significa que cada um dos mais de 20 profissionais passam a se tornar autores dos dados produzidos, além de desfrutar de inúmeras camadas de informações que fazem parte do sistema, como limites municipais, cursos d’água, relevo, limites de comunidade e muitos outros”, explicou João Marcos.

O diretor presidente do Incaper e secretário executivo do Geobases, Wanderley Stuhr, destacou que o treinamento on-line é importante para uma instituição que possui sua equipe técnica distribuída em rede por todos os municípios do Estado. “Essa ação também traz embutido em seu bojo uma grande economia para os cofres públicos”, avaliou Wanderley.

Para o coordenador técnico do Geobases, Leandro Feitoza, nessa solução viabilizada pelo Geobases, há o processo de interação entre diversas pessoas que atuam em um determinado tema, o que possibilita discussões técnicas e execução de trabalhos com economia de tempo e até evitando risco com deslocamentos de equipes em regiões distintas.

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br