08/01/2016 09h36 - Atualizado em 23/11/2016 13h38

Geobases apresenta nova coordenação técnica para Prodest

Reunião da equipe do Geobases no Prodest

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apresentou, nesta semana, ao Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo), a nova coordenação técnica que irá atuar na Unidade Central de Gestão do Geobases.

Quem assume a coordenação técnica do Geobases é o servidor do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Giuliano Grigolin. Ele reforça a importância de uma atividade que coloca à disposição um portal com informações de todo o Estado. “O Geobases tem um potencial muito grande de análise para responder várias questões, como por exemplo, desastres ambientais e áreas de risco. Eu acredito que ainda podemos ampliar e melhorar a ferramenta” afirma Giuliano.

Durante a reunião o diretor presidente do Incaper, Wanderley Stuhr, salientou a reconhecida importância da parceria. “Hoje vimos reforçar a continuidade deste importante e desafiante trabalho, juntamente com o apoio sempre presente desse órgão gestor do Data Center do Estado e juntos vamos avançar na qualidade e na disponibilidade da informação”.

Durante 15 anos o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) foi coordenado pelo pesquisador do Incaper Leandro Roberto Feitoza. Sua atuação na fase de estruturação e consolidação do sistema teve papel fundamental na criação da primeira base contínua de informações geoespaciais, a posterior concretização do Geobases online e a recente viabilização de condições para que equipes de diferentes áreas do conhecimento executem online as suas atividades de interesses específicos dentro do programa.

“Foi uma trajetória muito gratificante poder participar desse projeto. Nessa nova fase, o Geobases só tem a ganhar com a vinda de um excelente profissional que vai dar continuidade ao trabalho”, ressalta Leandro.
Sobre o Geobases

O Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo - Geobases - é um sistema multi-institucional, já em amplo uso no Estado, que foi constituído na modalidade de adesão, a partir da celebração do Convênio de Cooperação Mútua em 2001, integrando instituições públicas e privadas de diferentes áreas de atividades, para composição, manutenção, utilização e compatibilização das informações geoespaciais básicas do Estado do Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Social da Seag
Daniel Simões
(27) 98849-9814/ (27)3636-3700
Assessoria de Comunicação da Seag (Assessoria de Comunicação do Incaper, Idaf e Ceasa)
Juliana Esteves, Tatiana Caus e Vanessa Capucho
Texto: Vanessa Capucho