03/09/2015 15h41 - Atualizado em 23/11/2016 14h07

Entidades integrantes do GEOBASES discutem pontos relevantes para o fortalecimento da gestão do sistema

Integrantes da equipe técnica representando as entidades federais, estaduais, municipais e privadas que integram o sistema GEOBASES reuniram-se em 31 de Agosto, segunda feira, na sede do Instituto de Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER). A equipe  foi formada por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Vitória (IFES), Espírito Santo Centrais Elétricas (EDP Escelsa) e Prefeitura de Marechal Floriano (PM Marechal Floriano) para debaterem sobre medidas que devem nortear um fortalecimento da gestão do GEOBASES.

A reunião foi presidida por Enio Bergoli, servidor com reconhecida experiência em gestão pública no Estado, indicado pelo Diretor Presidente do Incaper e Secretário Executivo do GEOBASES, Wanderley Stuhr, e contou com a participação de Giuliano Grigolin, servidor do IDAF, Geraldo Passos Amorim, servidor do IFES/Vitória, José Manoel Miranda de Oliveira, funcionário da EDP Escelsa e Silmara Bruna Zambon, servidora da Prefeitura de Marechal Floriano.

A Unidade Central de Gestão do GEOBASES tem como uma de suas atribuições promover, por meio do Incaper, a gestão do GEOBASES, na forma que estabelece o Decreto Nº 3056-R, de 12 de junho de 2012 que trata da estrutura básica de gestão do sistema e a Instrução de Serviço Nº 09, de 28 de setembro de 2012, que aprova o Detalhamento Normativo do GEOBASES.

O Secretário Executivo do GEOBASES e Diretor Presidente do Incaper, Wanderley Stuhr, visando resguardar a garantia de continuidade, crescimento e evolução do sistema GEOBASES, já implantado e em pleno funcionamento, demandou que um grupo eclético de entidades do GEOBASES delineassem por consenso orientações que pudessem orientá-lo quanto aos cuidados fundamentais a serem observados nesta fase inicial de sua atuação como gestor deste sistema no estado.

Foi levantado na reunião que a formação de equipe técnica para o GEOBASES exclusiva para uma Unidade Central trata-se de uma conquista muito relevante e ainda sinalizado que o momento é oportuno para o fortalecimento do quadro de pessoal da gestão central com servidores de outras Instituições integrantes do sistema.

Um outra reflexão importante é que o Incaper está conduzindo há mais de 3 (três) anos uma licitação para a manutenção corretiva e evolutiva do GEOBASES que, ao que tudo indica, está próxima de ser concluída.

A equipe presente a reunião convergiu para a opinião de que a medida prioritária nesta fase atual seria sobre a necessidade de finalizar o processo licitatório de manutenção corretiva e evolutiva para atender a demanda reprimida de inovações requeridas pelo sistema. Uma vez assegurado o apoio de manutenção corretiva e evolutiva, e exercitado uma boa parte das inovações mantidas em lista de espera, os integrantes poderiam então e de forma mais oportuna voltar a discutir novas necessidades relacionadas à gestão do sistema.

Os membros da Comissão enfatizaram que, na linha do tempo, o processo de gestão do sistema pelo Estado deve sempre primar para a continuidade, eficiência e efetividade do uso dos recursos do GEOBASES pela sociedade.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo