13/11/2014 09h46 - Atualizado em 23/11/2016 15h45

Delimitação de Microáreas de Saúde em Montanha-ES

A Secretária Municipal de Saúde de Montanha, Viviane dos Santos, organizou no dia 07 de novembro (sexta-feira), uma oficina de trabalho reunindo na sede do Município, entidades envolvidas em gestão espacial de informações para área de saúde. Participaram da reunião a secretária, o servidor da Unidade Central de Gestão do GEOBASES/INCAPER, Fernando Soares de Oliveira, enfermeiros, agentes de saúde.

Segundo Viviane, a delimitação da área de atuação dos agentes de saúde e enfermeiros e da implantação das unidades de saúde é uma necessidade antiga do município. Ao participar da apresentação do GEOBASES para Prefeitos do extremo norte, no dia 03 de abril de 2014, na qual foi citado o trabalho de dlimitação de áreas da saúde em Marechal Floriano e a disponibilização do Geobases de um analista de SIG para atuar nas prefeituras desta região. “Entrei em contato com a Unidade Central do Geobases e mostrei meu interesse em implantar algo semelhante aqui no município”, disse a secretária.

A delimitação de microáreas de saúde em Marechal Floriano foi realizada utilizando a metodologia desenvolvida por Sebastião Honofre Sobrinho (Chefe do Núcleo Especial de Sistema de Informações Em Saúde -NESIS) que utiliza como base para geração das microáreas de saúde os limites dos setores Censitário do Instituo Nacional de Geográfia e Estatística (IBGE) e a contagem do número de moradores existentes dentro deste Setores.

Nessa primeira reunião de trabalho, foi mostrada a "Interface SESA-SAÚDE, através da qual é possível delimitar e redelimitar online os limites das áreas de saúde. Determinar a distância média percorrida por cada agente de saúde, auxiliar na seleção de área aptas para instalação de unidade de saúde, bem como verificar se o número de profissionais de saúde está de acordo com a legislação.

A aprovação de algum desses limites intramunicipais é muito interessante para a gestão pública, pois com base nessas delimitações são realizados outros detalhamentos territoriais úteis que são aplicadas políticas públicas.