09/10/2014 09h33 - Atualizado em 23/11/2016 15h57

Base de dados geoespaciais de solos do ES está pronta para ser disponibilizada online através do Geobases

Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), reuniram-se na última sexta feira (03), na Unidade Central de Gestão do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), para finalizar a estruturação da base de informações sobre levantamento de solos hoje existente para o Estado visando disponibiliza-la, online, no Geobases.

Na ocasião, foi finalizada a estruturação da base de informações sobre levantamento de solos no Espírito Santo, com as devidas conversões para a nova classificação. Desta forma, a base de informações foi considerada pronta para ser disponibilizada online no Geobases. Os trabalhos foram conduzidos pelo servidor do Incra, Alexson Cunha, doutor em Solos e Nutrição de Plantas, que liderou a reunião com Leandro Roberto Feitoza, do Incaper, PhD em Estudos de Desenvolvimento (Recursos Naturais e Meio Ambiente) e John Kennedy, estudante de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O secretário Executivo do Geobases e diretor Presidente do Incaper, Maxwel Assis de Souza, e José Candido Costa Rezende, Superintendente Regional do Incra no Estado, salientaram, na oportunidade, a grande importância do resultado deste intercâmbio técnico institucional oficializado em 05 de junho de 2014, que permitiu finalizar esta tão importante e demandada interface de solos que será colocada à disposição de todos interessados para ampliar seus conhecimentos sobre os ecossistemas presentes neste Estado.

Conheça o andamento dos trabalhos

O período entre 1988 e 1999, foi caracterizado por trabalhos de integração de variáveis de clima, desenvolvidos entre 1976 e 1988 pelo Incaper, com outras informações de solos desenvolvidas pelo RADAMBRASIL/IBGE entre 1983 e 1987. Esta fase de integração dessas variáveis de clima e solos, culminou com o desenvolvimento de um sistema de informações sobre as Unidades Naturais do Estado visando atender os interessados em dados de recursos naturais para uso em avaliações das potencialidades e limitações de ecossistemas presentes no Estado, especialmente para uso em estudos de caráter biológico.

Entre 1992 e 1993, uma equipe formada por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e EMCAPA, atual Incaper, que atuou no Núcleo de Estudos do Planejamento do Uso da Terra - NEPUT sob o apoio da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da Republica – SAE trabalhou na estruturação das informações já existentes nos relatórios de levantamento de solos realizados pelo projeto RADAMBRASIL e EMBRAPA, sintetizando-as em uma tabela para uso por equipes de pesquisadores envolvidos no assunto.

No período de 1996 a 1998, as informações de solos foram sistematizadas no International Institute for Aerospace Survey and Earth Sciences (ITC) por Hideko Nagatani Feitoza, atual servidora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), para serem usadas em Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Em 1999, a tabela síntese e as informações geoespacializadas foram publicadas pelo Incaper como parte do Mapa de Unidades Naturais do Estado do Espírito Santo.

Em dezembro de 1999 o Governo de Estado criou o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo – GEOBASES e desde aquela data até este 2014, o Incaper vem propiciando uma contribuição contínua e marcante no seu desenvolvimento. No GEOBASES está contida uma base de dados que se destina a um uso amplo e diversificado e que vem despertando um grande interesse por tratar-se de uma base integradora de informações em uso pelo poder público em geral, quando o assunto é processamento e gestão espacial de informações no Estado do Espírito Santo.

Em 2011, a atual servidora do MDS, Hideko Nagatani Feitoza, na época atuando no Incaper, incorporou a base de dados de solos para ser trabalhada em Sistema de informação geográfica (SIG) no GEOBASES, porém não a publicou para uso geral porque com o tempo decorrido, a classificação de solos usada, de acordo com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) havia sofrido alterações, havendo portanto a necessidade de um expert no assunto para se fazer a devida correspondência ou atualização.

Para se fazer a correspondência da classificação antiga com a classificação em vigor, o Incaper passou a depender da expertise de pesquisadores do ambiente externo à instituição e por este motivo foi realizada em 14 de maio de 2014 uma parceria interinstitucional das equipes do Incaper, MDS, UFV e Incra para o desenvolvimento de uma interface geográfica com informações de solos do Estado do Espírito Santo via Geobases.

Uma interface geográfica é um instrumento de trabalho construído para uma aplicação específica, permitindo via web, tanto a entrada de novos dados como a interação com uma gama de informações contidas em uma base de dados. Isso possibilita a introdução de novas informações e até a execução online, de maneira simultânea e por várias pessoas, de operações com informações geoespaciais. Por isso era muito importante que essas informações de solos passassem por uma revisão e atualização quanto a classificação no sistema atual.