25/09/2015 09h27 - Atualizado em 23/11/2016 14h01

Base de dados geoespaciais de solos do ES é disponibilizada online no Geobases

Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Companhia Espírito Santense de Saneamento reuniram-se na última quarta (23), na Unidade Central de Gestão do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases), para lançar no GEOBASES, as informações sobre levantamento de solos hoje existente para o Estado usando a taxonomia de denominação das classes, de forma atualizada para o ano de 2015.

O trabalho disponibilizado foi realizado pelo servidor do Incra, Alexson de Mello Cunha, doutor em Solos e Nutrição de Plantas, pela servidora da CESAN, Sra. Hideko Nagatani Feitoza, Mestre em Sistemas de Informações Geográficas, pelos servidores do Incaper, Leandro Roberto Feitoza, do Incaper, PhD em Estudos de Desenvolvimento (Recursos Naturais e Meio Ambiente) e Fernando Soares de Oliveira, Doutor em Ciências Florestais (Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto) e pelo estudante de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) John Kennedy Ferreira Cardoso.

Nesta base foram realizados procedimentos de atualização e de correlação das unidades de mapeamento do levantamento exploratório de solos (Projeto Radambrasil) trabalhados antes de 1998, fazendo-se a correspondência da taxonomia daquelas unidades com a taxonomia que elas devem corresponder na presente data, levando-se em conta o que vem sendo preconizado pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Sendo assim, foi inserida uma nova camada de dados sobre Unidades de Mapeamento de Solos à nível de reconhecimento com a taxonomia atualizada para o ano de 2015 em substituição a uma camada lá existente e de taxonomia vigente em período anterior ao ano de 1998.

Este grupo de trabalho está também criando no GEOBASES uma interface geográfica específica sobre solos até então não existente no sistema. Esta interface é construída para uso e manuseio especifico de dados de solos, permitindo via web, tanto a entrada de novos dados como a interação com uma gama de outras informações contidas na base de dados do sistema, possibilitando simultaneamente a várias pessoas, a execução online de um certo número de operações com informações geoespaciais no âmbito do assunto. Esta interface permite a inclusão e disponibilização dos dados de perfis e diversos outros registros de análises de solos que sejam realizados ao longo do tempo no Estado. O caráter dinâmico de uma interface permite alterações e progressos em refinamentos de informações ao longo do tempo.

O Secretário Executivo do Geobases e Diretor Presidente do Incaper, Wanderley Stuhr e o Superintendente Regional do Incra no Estado, Genivaldo José Lievore, salientam a grande importância do resultado deste intercâmbio técnico institucional que permitiu hoje disponibilizar esta tão importante e demandada camada de informações sobre solos que está sendo colocado à disposição de todos interessados em ampliar seus conhecimentos sobre os ecossistemas presentes neste Estado. Segundo eles, este trabalho poderá ser desfrutado por profissionais que atuam em diversas áreas do conhecimento, tais como no compartilhamento de dados e informações para análise e gestões em agricultura, meio ambiente, silvicultura, planejamento regional e local, zoneamento territorial, gestão de bacias hidrográficas e outras aplicações de interesse em nível estadual e municipal.

Alexson Cunha finaliza que esta interface, apoiada no uso de vários planos de informação do Geobases resultados de trabalhos já desenvolvidos neste estado, permitirá, que partir desta data sejam evitadas duplicação de esforços e de recursos financeiros em atividades de levantamento, cadastro e de manutenção de banco de dados geoespacializados no assunto solos, pois as informações serão tratadas em uma única base geoespacial dentro do GEOBASES que é flexível à receber aprimoramentos na linha do tempo.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo