05/12/2018 23h35

Atualização do Portal e do Visualizador da INDE

No dia 21 de novembro de 2018, foi publicada a atualização do Portal da INDE e do Visualizador da INDE. O lançamento oficial aconteceu no I Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais (SBIDE).

O Simpósio foi realizado de 26 a 29/11/2018 no Auditório Teixeira de Freitas do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI/IBGE), no Maracanã, Rio de Janeiro, e teve como objetivo principal reunir produtores e usuários de dados e informações geoespaciais que trabalham diretamente com a temática de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE).

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), instituída pelo Decreto Nº 6.666, completou 10 anos em novembro de 2018. Foi concebida como um conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso de dados geoespaciais, por cidadãos e organizações públicas e privadas. A INDE tornou-se um instrumento de gestão democrática e aberta, que possibilita o processamento de dados e informações geoespaciais, oferecendo suporte ao planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas e tomada de decisão.

O IBGE, em seu papel de Gestor do Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG), estabelecido no contexto de implantação da INDE, e no suporte técnico e operacional da Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR), com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou o I Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais: 10 anos da INDE (SBIDE). O I SBIDE teve por objetivo empreender um balanço das contribuições acadêmicas e corporativas no domínio das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs), estimulando a introdução ou melhoria de práticas e o direcionamento de ações, visando a expansão e aperfeiçoamento da INDE e o desenvolvimento das múltiplas dimensões de tratamento e gerenciamento da geoinformação no país.

O I Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais: 10 anos da INDE (SBIDE) foi um evento misto, corporativo e acadêmico, para promover a sinergia entre a academia e as diversas instâncias do Governo Federal, Estadual, Municipal e do setor privado. Visou apresentar, discutir e promover a troca de conhecimento e experiências em questões tecnológicas, o estado da arte da implementação de IDEs, normas e padrões estabelecidos pela CONCAR e instruções para adesão à INDE, bem como iniciativas de desenvolvimento e pesquisa relacionadas.