08/10/2020 18h13

2º Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais - SBIDE será realizado no período de 20 a 23 de outubro de 2020

O 2º Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais - SBIDE, será realizado no período de 20 a 23 de outubro de 2020, no Rio de Janeiro. O Simpósio visa comemorar os 12 anos de instituição da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE, que foi criada por meio do Decreto Presidencial nº 6.666 (27/11/2008). O evento reunirá produtores e usuários de dados e informações geoespaciais de instituições públicas e privadas, incluindo a academia, que trabalham ou tem interesse em Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE).

A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) completa doze anos em novembro 2020. Concebida como um conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso de dados geoespaciais, por cidadãos e organizações públicas e privadas, a INDE tornou-se um instrumento de gestão democrática, aberta, que possibilita o processamento de geoinformações das mais diversas áreas e interessados, oferecendo suporte ao planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

O IBGE, em seu papel de Gestor do Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais, realiza o II Simpósio sobre Infraestrutura de Dados Espaciais (II SBIDE). O II SBIDE tem por objetivo empreender um balanço das contribuições acadêmicas e corporativas no domínio das Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs), que possam estimular a introdução ou melhoria de práticas e o direcionamento de ações, visando à expansão e aperfeiçoamento da INDE e o desenvolvimento das múltiplas dimensões de tratamento e gerenciamento da geoinformação.

O II Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais será um evento misto, corporativo e acadêmico, para promover a sinergia entre a academia e as diversas instâncias do Governo Federal, Estadual, Municipal e do setor privado, interessadas. Este evento visa apresentar, discutir e promover a troca de conhecimento e experiências em questões tecnológicas, o estado da arte da implementação de IDEs, normas e padrões estabelecidos nacionais e internacionais, e instruções para adesão à INDE, bem como iniciativas de desenvolvimento e pesquisa relacionadas com a INDE. Trata-se do segundo evento e uma série de eventos bianuais.

Devido à pandemia de Coronavírus o evento será realizado online. Acesse o SITE do evento (https://inde.gov.br/simposio-12-anos/sbide-home.html)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics JS novo